segunda-feira, 11 de abril de 2011


A Biblioteca Pública de Évora e a Câmara Municipal de Évora, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, promovem uma tertúlia e uma mesa redonda dedicadas às bibliotecas e aos papéis que estas instituições devem desempenhar.

A primeira sessão, uma mesa redonda dedicada ao tema Bibliotecas Itinerantes realiza-se no próximo dia 19 de Abril, terça-feira, às 18h00. Perante a possibilidade de Évora passar a dispor de uma biblioteca itinerante que satisfaça as necessidades de leitura num concelho tão disperso com este, procurou-se reunir um painel de especialistas e técnicos da área com o propósito de discutir a sua pertinência e estratégias a desenvolver. Pretende-se que seja sobretudo um momento de partilha de ideias entre o painel de convidados e os cidadãos eborenses. Para esta mesa redonda convidaram-se Cristina Taquelim, da Biblioteca Municipal de Beja, Constantino Piçarra, da Biblioteca Municipal de Almodôvar, Rui Neves, da Biblioteca Pública Municipal de Montijo e Cláudia Sousa Pereira, em representação da Câmara Municipal de Évora. A moderação da sessão está a cargo de José António Calixto, director da Biblioteca Pública de Évora

No dia seguinte, às 18.00 horas também, é hora de falar sobre o que aconteceu ao mundo das bibliotecas desde a implantação da República Portuguesa até aos dias de hoje. Cem anos volvidos sobre a Implantação da República no nosso país, importa então entender que caminho percorreram as bibliotecas, que importância têm na sociedade actual e como influenciam o exercício da cidadania na sociedade da informação. Pretende-se que estes e outros temas sejam debatidos num ambiente informal que visa a aproximação dos cidadãos aos especialistas da área. Para esta tertúlia foram convidados Henrique Barreto Nunes, Ex-director da Biblioteca Pública de Braga, Universidade do Minho e Vice-Presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho, Maria José Moura, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas - BAD, Bruno Duarte Eiras, Coordenador dos Serviços de Apoio ao Leitor das Bibliotecas Municipais de Oeiras e o Director da Biblioteca Pública de Évora José António Calixto que moderará a sessão. Esta actividade integra-se no ciclo de Tertúlias promovido pela Câmara Municipal de Évora “O CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM ÉVORA”.

A participação nas duas sessões é livre, mas pede-se o favor de uma confirmação prévia da sua presença. Para mais informações, pode-se contactar a Biblioteca Pública de Évora, através do número de telefone 266 769 330 ou consultar o sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe/ .

Estatuto editorial do novo Notícia BAD

“Este boletim …encerra em si uma forte determinação: a de ser um poderoso elo entre todos os que trabalham no sector”Jorge Peixoto, Notícia BAD,  Nº 1, Janeiro 1975
“Notícia BAD” é o jornal em linha dos profissionais da informação e da documentação portugueses.
“Notícia BAD” integra um universo de comunicação mais amplo, propriedade da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, com presença activa tanto nas redes sociais como em formas tradicionais de comunicação.
“Notícia BAD” é um instrumento de divulgação, promoção e valorização social das bibliotecas, arquivos e outras instituições que trabalhem com a informação, bem como dos seus profissionais.
“Notícia BAD” é também um elo de ligação entre profissionais, académicos e outros interessados ou de algum modo ligados a esta área profissional e científica.
“Notícia BAD” potencializa todos os mecanismos possibilitados pelas tecnologias para alargar a rede de comunicação entre os profissionais dos diferentes países de língua oficial portuguesa.
“Notícia BAD” aposta numa comunicação viva, imaginativa, actual e actuante, privilegiando as notícias mais relevantes da área, sem descurar a crónica, a opinião ou o comentário mais desenvolvidos.
“Notícia BAD” observa rigorosamente os princípios éticos inerentes às profissões da área, nomeadamente o pluralismo e a independência política, económica e religiosa.
“Notícia BAD” publica textos dos seus redactores e colaboradores convidados, mas está aberto e publicará colaborações não solicitadas, reservando-se neste último caso o direito de as editar ou mesmo de recusar a publicação, tendo em atenção este estatuto editorial.
Leia o "Notícia BAD" aqui.

Parabéns à Ana Filipa Guerreiro...

... que concluiu hoje o seu Mestrado em Ciências da Informação e Documentação na Universidade de Évora, com a brilhante defesa de uma tese sobre a cooperação entre bibliotecas públicas no Baixo Alentejo.